Caracterização

22-06-2009 00:00

 

·         O meio

 

É na Vila de Lavra que está sediado o nosso clube.

A vila de Lavra é talvez a freguesia mais rural do concelho de Matosinhos, e, em simultâneo, das freguesias do concelho de Matosinhos onde o movimento associativo é mais intenso, sendo também um pólo piscatório e zona de turismo e lazer, pois, no seu seio existe um dos parques de campismo mais antigos, em funcionamento – Parque Campismo de Angeiras.

 

A Vila de Lavra situa-se no extremo Norte do concelho de Matosinhos, confrontando com o concelho de Vila do Conde (a norte) e o concelho da Maia (a nascente) e com o Oceano Atlântico (a poente), tendo uma área aproximada de 12 km2 e cerca de 10 000 habitantes.

 

·         O Clube

 

A União Desportiva Lavrense é uma das muitas colectividades da Vila de Lavra, sendo todavia a única que se dedica à prática do futebol, tendo nascido da fusão histórica de 3 (três) clubes da nossa freguesia de Lavra, dedicados essencialmente à prática do futebol, a saber:

·         Grupo Desportivo de Paiço – G.D.P. - (Fundação: 13 de Maio de 1955)

·         Futebol Clube de Lavra – F.C.L. - (Fundação: 10 de Junho de 1962)

·         Marítimo Angeiras Futebol Clube – M. A. F. C. - (Fundação: 01 de Fevereiro de 1977)

 

Os clubes atrás citados percorreram as várias divisões dos Campeonatos Regionais da Associação de Futebol do Porto, havendo nos seus currículos pelo menos um título de campeão da 3ª Divisão Distrital ( M.A.F.C. ).

Por outro lado o G.D.P. em tempos idos dedicou-se, a par do futebol, ao ciclismo onde granjeou de algum protagonismo no panorama velocipédico regional enquanto o F.C.L. assumiu alguma notoriedade no apoio às camadas jovens. Nenhuma das três colectividades possuía instalações próprias e como o bairrismo vinha ameaçando com decadência e os ditos “carolas” começavam a escassear e a cansar-se, desenvolveu-se uma ideia que já antes tinha sido tentada, ou seja, atingir a união dos clubes culminar com a criação da UNIÃO DESPORTIVA LAVRENSE.

Esta união foi enaltecida por vários organismos dos mais variados quadrantes, por ser um acto de coragem e de consciência de que poderiam ser criadas condições para um clube melhor não na directa proporcionalidade da soma dos três clubes fundadores, mas na concentração de esforços, apoios e estruturas, assim tivesse sido possível dar seguimento a uma das ambições e promessas da Autarquia Local de construção de um parque desportivo, que só no início da Primavera deste ano ficou ao serviço desta colectividade.

 

A U.D.L. tem continuado a actividade de futebol, com particular destaque para o apoio às camadas jovens. Em 1995/96, dado possuir um ringue polidesportivo nas instalações que eram do F.C.L., fundou uma secção autónoma de Hóquei em Patins, que, passado um ano, por falta de condições condignas passou a integrar outra colectividade desta freguesia.

 

 

Na época 2006 / 2007 o clube sagrou-se Campeão Distrital Sénior da 2ª Divisão da A. F. Porto , o que proporcionou a subida à 1º Divisão tal como a equipa de Juniores que também subiu ao mesmo escalão.

 

Continuamos então empenhados no desenvolvimento do futebol, nomeadamente no apoio à juventude (em todos os escalões de formação), tanto que, infelizmente a nossa freguesia já vai sendo flagelada com algumas das pragas sociais da actualidade, como a droga, o desemprego e outras, pelo que este trabalho ocupando actualmente cerca de 100 jovens da nossa freguesia/concelho nos permite sonhar em desviar de caminhos ínvios alguns jovens que facilmente poderão ser arrastados para esses caminhos.

Há ainda em actividade uma equipa de Velhas Guardas que participa no Campeonato organizado pela Associação de Atletas Veteranos do Norte “As Árvores Morrem de Pé”, tendo em épocas transactas conquistado quer o Campeonato quer a Taça “ As Árvores Morrem de Pé”.

Conjuntamente com outras colectividades participa/organiza em algumas festas populares, nomeadamente desfiles dos Santos Populares ( S. João ) e corsos carnavalescos.

Em colaboração conjunta com a Câmara Municipal de Matosinhos, Junta de Freguesia de Lavra e do Agrupamento de Escolas de Lavra, disponibilizamos instalações para organização de torneios de diversas actividades de ar livre com alunos das escolas, e, as viaturas para transporte dos mesmos para participações em actividades de pavilhão e de Piscina.

 

·         Instalações

 

Em Lavra - Complexo Desportivo de Lavra, com relvado sintético de 3ª Geração e bancada com capacidade para 2500 lugares, equipado com balneários um posto médico, um bar de apoio, uma casa de guarda, uma sala para a Direcção do Clube, instalações sanitárias e demais equipamentos próprios de instalações deste tipo.

 

Em Angeiras - Campo em terra com 3 balneários para equipas de futebol, um balneário para equipas de arbitragem, um posto médico, uma arrecadação, um bar de apoio em dias de jogo, instalações sanitárias, garagem para dois autocarros e duas viaturas de transporte de pessoas .

Sede Administrativa com bar.

 

Em Paiço - Sede social com bar.

 

·         Meios de Transporte

 

2 Mini - Autocarros ( 27  e 29 lugares ) e duas  viaturas de transporte de pessoas ( 9 lugares ).

 

 

Prémios relevantes

 

           Eleito o Clube do ano 1993 / 94 no concelho de Matosinhos, resultado de iniciativa da Rádio Clube de Matosinhos.

            Clube Campeão Distrital da 2ª Divisão da A.F.Porto em 2006/2007 em futebol.

 

Contacto

U. D. Lavrense

uniao.lavrense@sapo.pt

/ Fax :229260353

Procurar no site

Mensagem de boas vindas

Caros sócios, adeptos e simpatizantes da União Desportiva Lavrense:

O nosso clube continua a dar passos firmes e ambiciosos, conseguindo objectivos muito importantes para o presente mas projectado no futuro e nesse ambito vamos implementar uma nova política de comunicação de forma a aproximarmos cada vez mais o clube de todos aqueles que sintam e lutem pela União Desportiva Lavrense em todas as circunstâncias!

A aposta no sector da Formação esperamos fique consolidado na presente época assim como a manutenção da equipa senior na Divisão d'Elite, onde se mantém apesar das dificuldades com que nos deparamos em época de estreia.

A manutenção deste "site" destina-se a esse mesmo propósito, entendendo que este espaço deverá ser de todos e para todos os lavrenses!

Partimos para esta nova época com as ambições renovadas e uma estrutura directiva muito forte, coesa e dedicada ao clube!

Por uma UNIÃO DESPORTIVA LAVRENSE cada vez mais forte e coesa !!! Unidos vencermos !!!


O Presidente

Domingos J. F. Maia

 

Comentem em:

 udlavrense1994.blogspot.com/

 Passem pelo nosso blogue e comentem a actualidade do nosso clube!

    

   

 

Site Oficial © União Desportiva Lavrense 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode